Destinar parte Imposto de Renda para Doação

De acordo com a Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, é permitido que doações  do imposto de renda de pessoas físicas sejam feitas ainda neste ano, para projetos sociais.
Depois de preenchida a declaração de ajuste anual da pessoa física, basta aplicar 3% sobre o imposto de renda  devido,  calculado pelo próprio programa da Receita Federal do Brasil. A legislação permite que este valor seja direcionado para o caixa de uma instituição social, ao invés de ir para os cofres públicos. Para quem faz a doação não recolhe nem mais nem menos do valor apenas muda o destino, passando diretamente para alguma instituição.
Em algumas cidades já existe um fundo municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes, que estão aptos a receber este tipo de doação e repassá-las as entidades sociais.
De acordo com a receita federal existe um potencial muito grande em doações, sendo que no ano passado apenas 1,17% do volume total foi destinado para doações.
Para que seja efetuado estas  doação existem alguns requisitos a serem seguidos, sendo eles, ser pessoa física, utilizar o modelo de declaração completa e enviar o documento a receita dentro do prazo (30 de abril), na declaração do imposto de renda o valor deve ser informado no campo pagamentos e doações. O limite de 3 % do imposto de renda devido é valor valido para pessoas físicas que fizeram a destinação para projetos ligados a criança e adolescentes.

– Fica a dica então para quem queria dar um destino diferente e direto de parte do Imposto de Renda, efetuando esta doação para instituições sociais pode ficar mais fácil de monitorar e de fiscalizar parte de seu dinheiro .

Fonte: www.classecontabil.com.br

Postado em Dicas, Questor Tributário Tags , .

Comments are closed.