DARF/GPS com Códigos de Barras

Estão disponíveis no Questor, a partir da versão 1.1.82.0, as opções para gerar o DARF e a GPS através dos programas disponibilizados pela Receita Federal, e por eles, a geração do código de barras para guias aonde somente o valor principal é demonstrado.

É importante assinalar que a Receita Federal através da IN SRF 96 de 27/11/2001, DOU 11/12/2001, no parágrafo 2o do Art. 1o destaca:

“§ 2º Para impressão de Darf e de Darf-Simples, com código de barras, somente poderá ser utilizado programa desenvolvido pela SRF, ficando sujeitos à apreensão outros programas que emitam estes documentos com código de barras.”

Temos ainda orientação da Receita Federal quanto a emissão da GPS com código de barras:

“As informações e programa gerador GPS com código barras acessar a página da Receita Federal do Brasil (RFB), no sítio www.receita.fazenda.gov.br. O sistema de geração de GPS com código de barras é privativo do órgão responsável pela arrecadação das contribuições previdenciárias, não sendo permitido a geração em outro sistema.”

Por este motivo, os códigos de barra não são gerados diretamente pelo sistema Questor e sim pelos programas fornecidos pela Receita Federal,  portanto é necessário que estejam instalados e atualizados em seu computador os programas Sicalc e GPS, os quais deverão ser baixados do site da Receita Federal, ou no caso da GPS também do site da Previdência Social.

No Questor as opções de geração estão disponíveis no módulo de Controle de Tributos e também no módulo que gerou o débito, com uma diferença que no Controle de Tributos há possibilidade de gerar vários débitos ao mesmo tempo.

O processo de cálculo dos débitos devem ser feitos da mesma forma que eram feitos até esta versão, o que muda é a forma de impressão que permitirá o envio das informações diretamente para os programas da Receita.

Este recurso atende à necessidade de clientes que encontram dificuldades no envio de guias a tomadores de serviço que exigem o documento com código de barras, também elimina as reclamações vindas dos arrecadadores, como bancos e lotéricas, que muitas vezes por falta de conhecimento da instrução e pensando somente em facilitar o seu trabalho acabam falando mal do escritório e/ou do sistema para o cliente.

O recuros incluso no Questor tem a finalidade de atender as necessidades sem aumentar o trabalho dos usuários.

Maiores detalhes sobre a utilização deste recurso e orientações de uso poderão ser obtidas através da documentação da versão 1.1.82.0.

Postado em Dicas, Fiscal, Folha de Pagamento, Sem categoria. Bookmark the permalink.

Comments are closed.